• Mono Cafés Especiais

Dicas para escolher o seu café

Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de pacotes de café pra comprar, seja em cafeterias, mercados ou até mesmo na internet. Aqui, vamos tentar ajudar um pouco a entender e identificar o que cada nomenclatura representa, pra facilitar na hora da escolha.


A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) separa os cafés em quatro categorias:


O café tradicional é aquele que já vem moído e bastante torrado, de marcas já bem conhecidas por todos, com nomenclaturas como “extraforte”, “forte” etc. Geralmente ele é composto por uma mistura de grãos de diferentes variedades e qualidades.


No café superior encontra-se grãos de melhor qualidade do que o tradicional, podendo ser da espécie arábica ou robusta.


O café gourmet possui grãos ainda melhores e tem um controle maior de torra. É possível encontrar notas de chocolate e castanhas. Geralmente ele é encontrado tanto em grãos quanto moído.


E, por último, o café especial. Aqui, o grão tem rastreabilidade – ou seja, sabemos exatamente a região do café, quem foi o produtor e como foi feito todo o processo, desde a colheita até a torra. Geralmente, cada grão de café especial tem um perfil de torra especifico pra ele. Os grãos devem ter doçura natural, podendo desenvolver notas de chocolate, castanhas, frutas, especiarias, flores, entre outras coisas.


Agora que você já sabe diferenciar os tipos de café, separamos algumas outras dicas na hora de comprar seu café especial:


- Dar sempre preferência para café em grãos. Caso não tenha um moedor em casa, cafeterias especializadas podem moer para você.


- Saber sobre a complexidade do café é importante. Normalmente, em cafeterias e lojas especializadas o valor estará relacionado à complexidade da bebida. Os cafés de qualidade e complexidade superiores tem maior valor de mercado. Porém, mesmo os grãos mais baratos são de extrema qualidade e tendem a ser ideais para começar a tomar cafés especiais. Geralmente, são bebidas mais doces, com notas sensoriais agradáveis e de fácil assimilação ao paladar, como castanhas, chocolate e caramelo. Nós recomendamos começar por eles e, depois, com o hábito, se aventurar a provar cafés com notas mais complexas como de frutas, flores e especiarias.


- Fique atento à data de torra! Café tem validade indeterminada, porém, quanto mais fresca estiver a torra, mais ele vai manter suas características sensoriais. Indicamos o consumo em até 40 dias após ele ter sido torrado.


- Vale a pena se atentar às lojas online. Comprar café pela internet é uma ótima opção, pois além da grande variedade, é seguro e fácil de enviar um pacote de café.



É sempre importante lembrar: quando você escolhe tomar café especial, além da qualidade superior do grão, você contribui pra uma cadeia de produção justa, desde o plantio até o momento da extração da bebida. Esperamos ter ajudado.



Rua Adolfo Bastos, 371 Vila Bastos - Santo André - SP

© 2018 criado por Kalinka Araneda

  • whats
  • Facebook Cafés Especiais
  • Facebook Cafés Especiais
  • Trip Advisor Cafés Especiais
  • Spotfy Café Especial